Nuvem de poeira Godzilla está viajando do Saara para as Américas

Nos acompanhe em tempo real:
Compartilhe nas redes sociais:
25/06/2020 01h37
0 Comentários

Há dias, satélites no espaço têm acompanhado uma maça gigante e opaca, que encobre parte do Oceano Atlântico. Nas imagens capturadas, é possível enxergar uma nuvem marrom, que vai da África até o Caribe, e cobre os tradicionais azul e branco vistos por satélite. 

Trata-se de uma nuvem de ar do Saara — uma massa de ar muito seco e com poeira do deserto africano — que se move em direção às Américas. Alguns especialistas a chamam de “nuvem de poeira Godzilla”, fenômeno recorrente a cada ano, mas que parece ter se intensificado em 2020.

Essa massa de ar seco e carregada de partículas de areia se forma sobre o deserto do Saara no final da primavera, no verão e no começo do outono no Hemisfério Norte, e geralmente se desloca em direção ao Oeste sobre o Oceano Atlântico a cada três ou cinco dias. Quando ocorre, costuma ser de curta duração, não superior a uma semana. Porém a presença de ventos suaves em certas épocas do ano a tornam mais propensa a cruzar o Atlântico e percorrer mais de dez mil quilômetros.

 

Texto:
Gostou?
  • (0)
  • (0)
Compartilhe:

0 Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
Caracteres restantes: 700
 
  • Nenhum comentário publicado.