BRK Ambiental realiza programas para apoio a saúde física e emocional de funcionários e familiares durante pandemia

Nos acompanhe em tempo real:
Compartilhe nas redes sociais:
04/08/2020 15h20
0 Comentários

Orientar e compartilhar os desafios e as vivências do isolamento social exigido pela pandemia do novo coronavírus, além de fomentar o diálogo, a colaboração e a gestão de novos conhecimentos e a inovação na empresa. Esses são alguns dos objetivos que motivaram a BRK Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto em 47 cidades do Tocantins, a criar o programa Em Rede, dirigido aos seus funcionários, com workshops por videoconferência, abordando temas diversos. 

Nomeado de “Em Rede”, o projeto fomenta a abertura ao diálogo e a colaboração, contribuindo para a gestão do conhecimento e da inovação na empresa. A iniciativa tem no comando uma psicóloga, que acolhe e debate, em pequenos grupos, as preocupações e angústias dos funcionários, sendo um espaço para a troca de experiência entre eles. 

Os temas mais frequentes são o dia a dia no home office, os filhos em casa durante o isolamento social, a produtividade, a relação com familiares, a falta de tempo e tantas outras mudanças comuns no momento. Em cada encontro é escolhido um assunto específico para ser abordado entre os pequenos grupos de profissionais da BRK Ambiental. 

Como uma das vertentes do Em Rede, a BRK Ambiental desenvolve o “Viva Bem”, com assistência por meio de atendimento telefônico, visando contribuir para a saúde física e mental dos funcionários e também de seus familiares. A iniciativa está à disposição 24 horas e tem suporte especializado, com orientações psicológica, financeira, jurídica, nutricional, fisioterápica e pedagógica, e até serviço social e consultoria para o seu pet. 

As edições do programa sobre saúde emocional, com orientações sobre home office com crianças em casa, ansiedade dos pequenos e dos adultos, relacionamentos conjugais na quarentena são administradas pela Drª Gisela Castanho, psicóloga que tem graduação pela Universidade de São Paulo, foi professora da PUCSP e é autora de diversos livros especializados em relacionamento familiar. 

Para Drª Gisela, a família é um universo de indivíduos interligados, “o que acontece com um acaba atingindo a todos, seja para o lado positivo ou negativo, por isso é muito importante que todos procurem diminuir o estresse para ter saúde emocional e bem-estar”. Em suas palestras com funcionários da concessionária, a psicóloga sempre reforça a importância da comunicação sincera entre os membros da família, incluindo elogios aos parceiros e filhos, momentos de lazer e harmonia e “comunicar sempre o que você precisa e como você realmente se sente em relação a todos em casa”, completa. 

Definindo o período que estamos vivendo como desafiador, Lucas Elias, gerente de RH da BRK Ambiental no Tocantins, destaca a importância dos dois programas para dar segurança e tranquilidade para os funcionários: “O cuidado com a saúde mental e o bem-estar psicossocial dos nossos funcionários sempre esteve presente no dia a dia da empresa e faz parte de nossos valores, que compreende atuar com empatia, colocando-se no lugar do outro e tratando-o como gostaríamos de ser tratados. A pandemia do novo coronavírus trouxe uma situação de angústia, estresse e de incertezas para todas as pessoas, tanto no âmbito pessoal e familiar quanto no profissional, e medidas como o Em Rede e o Viva Bem, tem sido vistos como forma de acolher e trabalhar esses sentimentos”, avalia. 

 

Texto:
Gostou?
  • (0)
  • (0)
Compartilhe:

0 Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
Caracteres restantes: 700
 
  • Nenhum comentário publicado.