Saúde de Porto Nacional prioriza monitoramento diário de pacientes com Covid-19

Nos acompanhe em tempo real:
Compartilhe nas redes sociais:
22/07/2021 14h32
0 Comentários

Com apenas oito casos de covid-19 confirmados em Porto Nacional, nesta quarta-feira, 21, conforme o 448º Boletim Epidemiológico, a Secretaria Municipal da Saúde, mantém a rotina de monitoramento e acompanhamento de todos os pacientes que testam positivo para a Covid-19 dentro do município. Após receber o resultado do exame, os pacientes que testam positivo para a Covid-19 já recebem todas as orientações sobre a doença, as formas de transmissão e a necessidade de manter o isolamento por aproximadamente 15 dias. Caso haja necessidade, também recebem do município a medicação adequada.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Porto Nacional, Antônia Ramos, o objetivo desse monitoramento é saber, em tempo hábil, sobre a real situação dos pacientes e evitar que eles possam evoluir para uma forma mais grave da doença sem o devido acompanhamento, bem como manter o controle da doença e conter a disseminação do vírus. “O bloqueio do coronavírus em Porto Nacional é imprescindível, por isso, a fiscalização e estratégia da equipe contra o vírus vem se intensificando mesmo diante da diminuição de casos no município”, avalia a coordenadora.

Antônia Ramos lembra ainda que mesmo após o período de isolamento, o paciente é orientado a retornar à unidade de saúde para nova avaliação médica antes de receber alta. “Temos uma equipe totalmente preparada e à disposição para atender esses pacientes diuturnamente, além disso nós estamos acompanhando, através de ligações e mensagens de WhatsApp, todos os casos positivos que estão em isolamento domiciliar”, enfatizou a Coordenadora.

Clarice Pessoa é cabeleireira em Porto Nacional e ao testar positivo para a Covid-19, em maio de 2021, disse que ficou muito apreensiva. Ela relata o acompanhamento que recebeu das equipes da vigilância epidemiológica durante o tratamento, a deixou mais tranquila e confiante.

“Fiquei nervosa e estressada durante o isolamento domiciliar e no decorrer desse tempo me chamou atenção a celeridade, a paciência e profissionalismo das equipes que me acompanharam nesse período. Todos os dias eu recebia ligações ou mensagens de WhatsApp. A agilidade em responder as minhas mensagens pelo aplicativo me deixou mais tranquila”, destacou Clarisse.


Mais vacinas


A Secretária Municipal da Saúde de Porto Nacional, Lorena Martins, lembra que mesmo com todo o monitoramento e realização de ações de controle da pandemia, a principal arma de combate é a vacinação em massa, para tanto é necessário que haja mais celeridade, por parte do governo federal, na entrega das vacinas aos estados e municípios.

“Estamos fazendo a nossa parte, mas reconhecemos que a vacinação é uma arma fundamental contra a Covid- 19, e esperamos uma agilidade no envio de mais doses do Governo Federal para os estados e municípios, para que possamos ter uma maior ampliação de grupos prioritários e consequentemente aumentarmos a nossa porcentagem e índice de vacinação”, pontuou a secretária.

 

Público vacinado

 

Conforme o último vacinômetro divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional, mais de 43% da população do município já recebeu a 1ª dose do imunizante.  33.081 doses já foram administradas no município, sendo que 6.416 já receberam a 2ª dose.

 
Texto:
Gostou?
  • (0)
  • (0)
Compartilhe:

0 Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
Caracteres restantes: 700
 
  • Nenhum comentário publicado.